segunda-feira, abril 25, 2011
sexta-feira, abril 22, 2011
Daniel Azulay e a Turma do Lambe-Lambe
Hoje dando uma zapeada pela rede me deparei com este personagem da minha infância. É interessante pensar que alguém a quem nunca conheci pessoalmente e diga-se de passagem, ele a mim, tenha me influenciado tanto. Lembro de quando era criança e assistia a seus programas com a minha mãe , que ao mesmo tempo fazia as coisas na cozinha.
Gostava da diversidade de coisas que ele fazia, pois, em seu programa quase não havia , se é que existia desenhos animados, já que a maior parte do programa consistia em atividades propostas pelo próprio apresentador.
Lembro que após o termino do programa a criançada ia para a rua e conversa girava muitas vezes em torno do desenho , receita, boneco ou qualquer outra coisa que ele ensinava a fazer.
De fato hoje em dia este tipo de programa mesmo na teve Educativa, anda em falta. E a única coisa que se aprende de fato com a televisão é comprar, a desejar o que não se tem e viver coisas de adulto, quando não se tem consciência nem da própria existência.
Gostaria mesmo de voltar a ver algo parecido . Lembro com saudade aquelas tardes recortando , colando e desenhando , na sala de casa e das brincadeiras da rua.
Não que as crianças de hoje não sejam tão felizes quantro eu fui quando criança, foram outros tempos, mas, acredito que a infância de hoje seja mais pobre, tanto em vivência , quanto em descobertas e que a internet, jogos eletrônicos, televisão e qualquer modo de informação hoje existentes , não substituem a vivência , a descoberta e mais do que tudo, a imaginação, pois, estas coisas são apenas meios e não fins em si mesmas.
Existe muita vida lá fora, que a realidade apontada pela televisão e por todas estas outras coisas provocaram uma certa perca de romantismo , do romantismo que era o alvo de programas como o de Daniel Azulay , que procuravam propor sonho e fantasia para as crianças, que se opunham ao pragmatismo da vida adulta , e que faz tanta falta atualmente.
terça-feira, abril 19, 2011
E Por Falar Em 20 Anos do Linux...
Achei muito bacana este vídeo sobre o tema , postado no Planeta Ubuntu-Br , legendado pelo André Noel.
Pois é...
a FLISOL 2011 de Curitiba , no final das contas não vingou. De fato foi uma pena!
E bem justo na época da comemoração dos 20 anos do Linux. O pessoal que organiza o evento , talvez prepare um evento diferente , este ano.
O negócio é ficar no aguardo.
Correria
Essa vida está uma loucura quando penso que tenho que descansar, já é hora de acordar . É a roda vida girando. Na roda gigante , como o diria o poeta , que a todos engole.
Por favor, me cuspa de volta!
domingo, abril 03, 2011
Canção da Semana: Belive it or Not -Joey Scarbury e Stephen Geyer
Já que o clima é saudosista aqui no blog, vai a música tema de um dos meus seriados favoritos dos anos 80 , o Super Herói Americano, que na verdade era uma paródia aos heróis da terra do Tio Sam. :)
Acredite ou não (Joey Scarbury)
Maldito YouTube
Ultimamente uma das coisa que tem me tirado a paciência é quantidade de links quebrados ou bloqueados do YouTube que tem surgido , aqui e ali. Neste humilde blog eles estão pipocando aos montes.
Sei que tem a coisa dos direitos autorais,mas poxa! Não ganho nada com isso, apenas gosto de postar algo aqui e ali. Por outro lado vejo com certa reserva, a questão dos direitos autorais que estão por traz da quebra dos links e mesmo do bloqueio de alguns conteúdos , pois , estes direitos muitas vezes deixam de fora quem os produz, isto é , a classe artística. Que ganha uma merreca por aquilo que criou.
No fim das contas quem ganha com isso é grande indústria cultural , que pode se dar ao direito de comprar determinados conteúdos pra engavetar e quando alguém resolve partilha-lo por este meio é logo tratado como criminoso.
Não quero com isso defender a pirataria , mas, acredito que a cultura e tudo aquilo é produzido pela humanidade devam ser partilhados. E não utilizados como instrumento de poder e/ou de enriquecimento puro e simples , de seja lá quem for.
Do Baú II : Desenhos Desanimados da Marvel
Não sei o porque, mas hoje estou meio saudosista e resolvi relembrar os desenhos desanimados da Marvel. Quando era criança , nos anos 80, eram show e faziam o maior sucesso entre a gurizada . Espero que gostem dos episódios postados abaixo.
É logico que os desenhos não eram um primor no requisito animação,mas, eram honestos. Os roteiros eram muito fiéis aos quadrinho , tinham uma grande dose de dramaticidade tanto na linguagem , quanto na sonoplastia e nas maravilhosas onomatopéias. :)
Pena que não consegui achar episódios completos de todas as séries no You Tube,mas, algumas amostras, que servem apenas como tira-gosto e/ou para matar um pouco a saudade daqueles desenhos antigos .