sexta-feira, setembro 19, 2008

Que Tipo de Felicidade felicidade Você Procura?


"À procura da felicidade" é um filme já um pouco antigo produzido em 2006 , com o famoso ator Will Smith e retrata a história real de um homem e seu filho lutando para sobreviver a dura batalha das ruas , desemprego e humilhações , entre outros episódios ocorridos durante o desenrolar do filme, até aí nenhuma novidade . Bem o que me chamou atenção em relação a este drama é grau de veracidade , no sentido que demonstra como a vida pode ser dura e que a Felicidade ou os momentos felizes , requerem um grande esforço e obstinação , coisa rara nos dias de hoje. Não querendo generalizar o que tenho observado por aí , sem querer generalizar , mas , já o fazendo é que as pessoas de um modo geral observam com muito interesse as conquistas alheias , reclamam constantemente de suas vidas , mas, de fato não estão dispostas a lutar para modifica-la. Vivemos atualmente em uma sociedade do hedonismo aonde a procura pelo prazer imediato e a “Lei do Menor Esforço” coroe a moral e o nosso tecido social , levando a barbarização da sociedade que pode ser observada no mundo atual e em nosso país , pois, esse desejo de satisfação a qualquer custo está produzindo uma sociedade egoísta , aonde o que vale é o interesse pessoal e “a preeminência do eu” sobre tudo e todos ,gerando uma ilusão de auto-suficiência , onde cada um acredita que se basta por si só e o outro é apenas um meio de alcançar a satisfação de seus desejos egoístas desta forma criando um vale tudo em busca da felicidade , sem levar em consideração os sentimentos alheios , bem como a importância da caminhada; sem levar em consideração ( agora utilizando um grande clichê) , que o que importa não é apenas chegar aos nossos objetivos ,mas, como os alcançamos. Logicamente que um post em um blog da internet não vai transformar a realidade , mas , pelo menos ficam algumas reflexões .

4 comentários:

Leandro disse...

Realmente.
Foi-se o tempo em que havia algum esforço ou empenho pro alguma coisa. Agora a praxe é abandonar as coisas ao primeiro sinal de dificuldades.
Quanto ao filme, observe que os concorrentes à única vaga na empresa deram o máximo de si, proporcionando, mesmo sem perceber, lucros àquele para quem jamais trabalharão...

professorhb disse...

O filme na verdade representa esta sociedade de perdas e ganhos , e a felicidade custa caro. Neste caso a felicidade não apenas da personagem , mas, também de todos os envolvidos no processo. A mensagem do filme é meio pragmática no que diz respeito ao fato de a felicidade depender apenas do indivíduo, eu pessoalmente acredito que seja algo maior e mais complexo. O que não torna inválido o fato de que na sua busca deva haver um limite entre no que fazemos para busca-la , neste sentido o caminho trilhado neste sentido é tão importante quanto seu objetivo final.

Mirilaine disse...

Na verdade, buscamos a "felicidade " nos outros, nas coisas, nos objetos, quando ela está dentro de nós, porém devemos reconhecê - la ... devemos construí - la com o que consideramos nossos valores , mas esses valores podem variar para cada pessoa ... se somos fúteis, consumistas e egoístas, o mundo é que está errado e não a gente ....Se nada acontece, é porque algo conspira contra a gente , se algo acontece e não nos agrada também não ficamos "felizes "... se tudo está de acordo com nossas expectativas, sejam elas reais ou imaginárias ... mesmo assim não está bom, porque temenos viver ... E viver é isso... incertezas, tristezas, dificuldades, mas também felicidade, certeza , acertos ... tudo tem dois lados ... devemos aproveitá - los da melhor forma ! Carpe Diem !

professorhb disse...

Em todo seu explendor , mesmo o mais breve e fulgás.