terça-feira, julho 21, 2009

Educação?!

Figura1


Ao pensar em educação não consigo deixar de lembrar de Schopenhauer , que dizia (em linhas gerais) que ao observar um pais com grande número de escolas pensa-se que este, as possuí pelo fato de muito valorizar a educação, fato que ainda segundo este não correspondem necessariamente a verdade.


Em certos aspectos é o que ocorre na educação no Brasil , por uma série de questões, dentre as quais podem se destacar vários motivos, que vão desde a falta de interesse geral , ao fato da escola ser encarada como um cola-tudo ideológico.


Este caráter ideológico ganha ares de panaceia ,pois, parece segundo o grande número de discursos que esta é ao mesmo tempo solução e causadora de todos os males sociais. Deste modo assume papel de mãe, pai, assistência social,ambulatório, (etc,etc,etc...) enfim, é o exercito da salvação , capaz de salvar o mundo! Faz tudo! Menos o papel que lhe cabe , que é o de educar,isto é, transmitir o saber sistematizado e acumulado!


Com o passar dos anos e na carona destes discursos , ao sabor da política e da falta de ação do grupo interessado, vários fatores fizeram com que a educação e o educador tivessem sua autoridade e o seu papel desconstruídos.


sala-de-aula1


Isto fez com que o espaço escolar fosse visto como um espaço de violência e o professor como um torturador que tenta impedir o educando de manifestar no publico o que aprendeu na vida privada. Pois , a imposição ou encucamento de certos valores caros a uma sociedade que preza a vida no coletivo (pelo menos em tese) pressupõe que certas características da vida particular tenham que ser suprimidas , a fim de se alcançar , o mínimo da cidadania que não é feita apenas de direitos , mas, por deveres, que podem ser entendidas como regras sociais gerais que não correspondem ao mundo privado.


A escola fora convertida em depósito de gente, e o professor em pajem responsável por todos os problemas da educação (atentando para o fato de que esta não se faz apenas na escola).


Desta forma a escola ganha cada vez mais papéis, mas, sem a importância que se deve a esta de fato.

Um comentário:

Leandro disse...

A Escola há muito vem perdendo sua identidade. E, pela falta de clareza do que venha a ser, desviou-se (ou foi desviada) do próprio caminho para trilhar outros tantos que não o seu. Mas, a Escola não tem competência para outras experiências que não com a educação formal. Resultado: Não educa, mas também não consegue fazer outra coisa.