segunda-feira, janeiro 18, 2010

Considerações sobre Comunicação e Linguagem


Ainda sobre o tema relacionado ao post Considerações a Respeito da Televisão e das Coberturas Jornalísticas, que escrevi esta semana acabei descobrindo este belo texto no Blog do Miro , que acredito apresenta de modo muito mais específico (e apropriada) algumas das idéias que procurei esboçar no  texto. Por este motivo resolvi copia-las aqui.



Chomsky e as estratégias de manipulação




O lingüista estadunidense Noam Chomsky, que se define politicamente como “companheiro de viagem” da tradição anarquista, é considerado um dos maiores intelectuais da atualidade. Entre outros estudos, ele elaborou excelentes livros e textos sobre o papel dos meios de comunicação no sistema capitalista. É dele a clássica frase de que “a propaganda representa para a democracia aquilo que o cassetete significa para o estado totalitário”. No didático artigo abaixo, Chomsky lista as “10 estratégias de manipulação” das elites. Vale a penar ler e reler:


1- A estratégica da distração.




O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes.


A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais (citação do texto “Armas silenciosas para guerras tranqüilas”)”.


(Ver também "De Boner Para Homer")*

(Ver também "Nerd Brasileiro")¹

(Ver também "BBB9")²



2- Crias problemas, depois oferecer soluções.




Este método também é chamado “problema-reação-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.


3- A estratégia da degradação.




Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, é suficiente aplicar progressivamente, em “degradado”, sobre uma duração de 10 anos. É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas têm sido impostas durante os anos de 1980 a 1990. Desemprego em massa, precariedade, flexibilidade, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haviam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de forma brusca.


(Ver também "BBB9")²

4- A estratégica do deferido.




Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública no momento para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, por que o esforço não é empregado imediatamente. Em seguida, por que o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “tudo irá melhorar amanhã” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com a idéia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.


5- Dirigir-se ao público como crianças de baixa idade.




A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por que?


“Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos, então, em razão da sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, uma resposta ou reação também desprovida de um sentido critico como a de uma pessoa de 12 anos de idade (ver “Armas silenciosas para guerras tranqüilas”)”.


6- Utilizar o aspecto emocional muito mais do que a reflexão.




Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e por fim ao sentido critico dos indivíduos. Além do mais, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idéias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos…


(Ver também "BBB9")²

7- Manter o público na ignorância e na mediocridade.




Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. “A qualidade da educação dada as classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre o possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores às classes sociais superiores seja e permaneça impossíveis para o alcance das classes inferiores (ver “Armas silenciosas para guerras tranqüilas”)”.


(Ver também "De Boner Para Homer")*


(Ver também "Nerd Brasileiro")¹

(Ver também "BBB9")²

8- Promover ao público a ser complacente na mediocridade.




Promover ao público a achar “cool” pelo fato de ser estúpido, vulgar e inculto…


(Ver também "De Boner Para Homer")*

(Ver também "Nerd Brasileiro")¹

(Ver também "BBB9")²

9- Reforçar a revolta pela culpabilidade.




Fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. Assim, ao invés de rebelar-se contra o sistema econômico, o individuo se auto-desvalida e culpa-se, o que gera um estado depressivo do qual um dos seus efeitos é a inibição da sua ação. E sem ação, não há revolução!


10- Conhecer melhor os indivíduos do que eles mesmos se conhecem.




No transcorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado crescente brecha entre os conhecimentos do público e aquelas possuídas e utilizadas pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o “sistema” tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o individuo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos a si mesmos.


(Ver também "De Boner Para Homer")*


*Grifo meu.

1. Textos que reflete sobre a dita "moda Nerd".

2.Texto que discute questões referentes a mediocridade dos chamados "Reality Shows" , é sobre o BBB9 , mas, vale para qualquer, já que sempre são mais do mesmo.

2 comentários:

Leandro disse...

Chomsky é inquestionável.
Pena que alguns façam uma certa confusão nas interpretações dos fatos e errem de que lado da TV o Homer Simpson está.

professorhb disse...

O fato é que existem pessoas que se julgam muito melhor que o Homer e não são! Que diga o Boner!
Não tem a metade dos lampejos e sacadas , nem a capacidade de refletir sobre as próprias atitudes., como fez a personagem en diversas ocasiões.
Agora uma coisa pra mim em relação a pesonagem , é que ela não é boa nem má, é simplesmente o Homer!