quinta-feira, janeiro 28, 2010

Domínio Publico


Esta semana navegando pela internet na comunidade do Fallow Science, que é uma espécie de Orkut com QI e sem “miguxo”, acabei me deparando com o texto abaixo escrito pelo Michael B.C..
“Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:
· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
· escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
· Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia;
· ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA
· e muito mais....
Esse lugar existe!
O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso,basta acessar o site: www.dominiopublico.gov.br
Só de literatura portuguesa são 732 obras!
Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.
Divulgue para o máximo de pessoas!”

Esta notícia me deixou bastante preocupado ,pois, já conhecia o projeto e o havia utilizado algumas vezes para pesquisas pessoais , mas, não sabia de suas condições. Ao que parece este belo portal está jogado às moscas , por falta de divulgação, desconhecimento ou qualquer motivo que o valha, o que achei uma pena! Em um país que carece tanto de boas fontes de conhecimento. Sei que o meu site não é um dos grandes em matéria de visitação ou coisa assim, mas, acredito que a indiferença ou falta de ação , também não contribuem pra nada de maneira que resolvi postar aqui o texto encontrado na comunidade , bem como um link na barra ao lado para fazer uma propaganda do site.


Pode ser um esforço pequeno ,mas, não débil! E para finalizar citando Martin Luther King : “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.” Portanto, mãos à obra e quem puder que faça o seu barulho , eu estou fazendo o meu! :)

Um comentário:

Kalil disse...

Ótima iniciativa !
O brasileiro ainda está aprendendo a ler e ainda querem retirar os poucos sites culturais de nosso país.
Não podemos nos esquecer desta justificativa hipócrita dos poderosos, será desativada por falta de acessos, eu prefiro a frase de Machado de Assis: " Uma educação viciosa constitui o paladar das platéias."

Um abraço Homem Bomba