sábado, março 27, 2010

Política , Falácia e Porrete: No meu País Educação Se Faz Assim!




[caption id="" align="aligncenter" width="385" caption="Do blog do Bruno Pereira"][/caption]

"Quando observamos a quantidade e a variedade dos estabelecimentos de ensino e de aprendizado, assim como o grande número de alunos e professores, é possível acreditar que a espécie humana dá muita importância à instrução e à verdade. Entretanto, nesse caso, as aparências também enganam. " Schopenhauer








Parece uma coisa meio cíclica e talvez recorrente que de tempos em tempos ouvimos coisas, que não se assemelham em nada ao que se evidenciam na prática discursiva e política país à fora.







“O Brasil precisa respeitar os professores!”

“Vamos melhorar a qualidade da educação e fazer o país avançar!”

“Que no Japão o imperador presta reverencia ao professor !”

“Ser professor é um sacerdócio!”

“Os professores são anjos enviados por Deus!”

E toda a sorte de baboseiras pseudo- interessadas e ideológicas. E que não se interessam de fato , com o único bem que não dá em árvores. Fruto de uma construção e de um esforço quotidiano , constantemente desacreditado , solapado e desautorizado de forma sistemática, por políticos , jornais e meios de comunicação em geral. Este bem , tão precioso a cultura , bem como o profissional dela portador. Quem sabe em algum lugar da mente desta gente o que exista de verdade na relação professor , escola, sociedade e cultura , seja a frase creditada a Goebbels um dos generais de Hittler:


“Quando ouço falar em cultura, pego logo a pistola”





Nenhum comentário: