domingo, março 21, 2010

Se Inveja Matasse...



[caption id="" align="aligncenter" width="430" caption="Sobre a pirataria de livros no Peru. Imagem do Blog A Biblioteca de Raquel."][/caption]


Ontem a noite vi uma notícia na Folha online que me deu uma inveja danada. As pessoas estão pirateando livros no Peru. Calma! Não é uma defesa em favor da pirataria. Mas, uma constatação bastante interessante , pois , isto significa um desejo por uma demanda reprimida por cultura e lazer , propiciados pela leitura, em um país aonde a pobreza parece se explicitar na vida material , mas, não mental e espiritual.


Digo isso fazendo uma comparação com o Brasil , aonde existem vários meios de acesso a leitura , com obras clássicas que podem ser adquiridas por preços ínfimos , as vezes , por menos de um real , e, mesmo assim não atraem ninguém.


Sinto inveja também pelo fato da discussão suscitada em torno dos meios culturais , que por este motivo ocorrem no país em questão, enquanto que aqui, as discussões giram em torno das vendas dos telões de plasma ou LCD, o paredão do BBB e modinhas musicais de uma palavra só e meia nota musical. Este estado de coisas é mesmo uma miséria cultural.


Sei por outro lado que isto não é despropositado , já que enquanto este estado se mantiver o status quo se mantem, as coisas não se modificam e quem está no comando da sociedade se mantem, a mediocridade persiste e o país bem como o povo não avançam. E o vaticínio do Osvaldo Aranha de que “O Brasil é um deserto de homens e de ideias.”, vai se cumprindo e o complexo de “vira-latas” do brasileiro , vai se firmando.

Nenhum comentário: