sábado, julho 03, 2010

Ironia

A ironia tem a grande vantagem de por às clara a realidade de uma forma muito peculiar.


Neste caso mostra duas coisas bem concretas:


*Que ter diploma ou não, não vai interferir em (quase ) nada ;


*Que se precisa de um manual (ainda que de brincadeira) para fazer “isso” , que se vê todos os dias em qualquer jornal , significa que ou a qualidade do jornalismo é péssima de fato , ou que o diploma de jornalismo não está servindo para (quase) nada.







Conclusão:


"Isto é uma vergonha!"


À Saber: ironia é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos. Na Literatura, a ironia é a arte de gozar com alguém ou de alguma coisa, com vista a obter uma reacção do leitor, ouvinte ou interlocutor.


Ela pode ser utilizada, entre outras formas, com o objetivo de denunciar, de criticar ou de censurar algo. Para tal, o locutor descreve a realidade com termos aparentemente valorizantes, mas com a finalidade de desvalorizar. A ironia convida o leitor ou o ouvinte, a ser ativo durante a leitura, para refletir sobre o tema e escolher uma determinada posição. O termo Ironia Socrática, levantado por Aristóteles, refere-se ao método socrático. Neste caso, não se trata de ironia no sentido moderno da palavra.

Nenhum comentário: