sábado, agosto 14, 2010

Sobre Carne , Vegetais e Boa Alimentação





[caption id="" align="aligncenter" width="420" caption="Do Dieta Nunca Mais"][/caption]

Hoje fui ao mercado comprar a carne para o dia. E me coloquei a pensar sobre a qualidade da carne e o seu preço , que vai muito além daquilo que está marcado na balança e conclui, que a carne para mim atualmente está no mesmo nível do cigarro.


A esta altura você de deve estar se fazendo algumas perguntas , do tipo , “Não vejo nenhuma relação entre carne e cigarro?” , “O que uma coisa tem a haver com a outra?” ou “ A carne é um alimento saudável, onde está o mal?”


A relação entre uma coisa e outra está em primeiro lugar naquilo que você não vê, ou seja, na quantidade de produtos , defensivos , vacinas, hormônios e toda sorte de produtos químicos presentes na produção destes produtos e o segundo e mais importante estão nos efeitos cumulativos resultantes da utilização destes produtos.


Neste caso estou falando da carne , mas, isto também se aplica aos outros alimentos que consumimos diariamente. É certo que se pensássemos seriamente sobre os benefícios e malefícios de nossa alimentação , certamente não nos alimentaríamos da metade das coisas que consideramos gostosas, boas e saudáveis.


Do Dieta Nunca Mais


Então para que pensar, a respeito disso?


Ora , por que refletir sobre estas coisas podem constituir o início de uma transformação e de uma melhoria na qualidade de vida .


No meu caso numa redução no consumo de carne e numa visão mais crítica sobre o uso dos vegetais , verduras e legumes de um modo geral ,ou seja, a busca do equilíbrio , da variedade e de um modo de vida mais saudável. Ou você acha natural comer tomate o ano inteiro , sabendo que a produção deste alimento, bem como muitos outros implica em grande uso de conservantes , agrotóxicos, esteroides, entre outros aditivos químicos existentes em nossa alimentação, coisa de filme de ficção cientifica!


Mas, por que a carne?


Vejo a carne como algo realmente necessário a nossa alimentação , mas, quando eu penso que um frango , desses que a gente compra no mercado , chega àquele tamanho em apenas 45 dias , fico me perguntando como isso é possível?! No caso da carne bovina a coisa também não é muito boa, bis que com 8 meses , já estão prontos para abate?! Isto sem falar na carne suína, uma das minhas favoritas.


Haja esteroide e hormônio, para fazer estes bicho crescerem tão rapidamente, chaga a ser medonho, isto sem falar nas condições em que estes animais são criados e abatidos. Esta semana ainda conversava com meus colegas de trabalho , sobre este assunto e em um determinado momento uma amigo que entendia um pouco do assunto, pois , o seu pai havia trabalhado durante um certo tempo na área, me contou algumas verdades inconvenientes sobre o assunto, das quais prefiro nem tratar, para resumir basta dizer que a coisa é tensa.


Não defendo que as pessoas devam se abster totalmente da carne até porque isto pode em alguns casos fazer mal a saúde, por tornar a alimentação insuficiente ou incompleta. Também não sou especialista na área , mas, tenho senso crítico para pensar sobre as coisas que podem ou não fazer bem.


Neste sentido o que tenho levado em consideração é a redução do uso da carne para pelo menos uma vez na semana, consumir vegetais levando em conta a variedade e dar preferência aos produtos da época , que com certeza não dependem do uso de grandes quantidades de produtos químicos para a sua produção. Uma boa dica para saber quais são os produtos da época como esta do CEASA de São Paulo ou consultar a tabela logo abaixo.





[caption id="" align="aligncenter" width="334" caption="Do Na Casa da Lú"][/caption]

Outra é comprar frutas , legumes , etc, nos sacolões , pois, o preço é mais convidativo além de encontrar uma variedade , que muitas vezes não estão presentes nas gondolas padronizadas dos supermercados , entre outras atitudes com relação a algo tão importante quanto a alimentação, que pode ser simples, mas, nunca sem qualidade.







É lógico que se você tiver o bom senso de uma criança , tudo que for dito aqui ou em qualquer outro lugar  vai significar nada.

2 comentários:

Mirilaine disse...

Pois é , tudo tem gordura, tem hormônio, tem "remédios" para combater pragas, essa vida tá difícil, devemos nos conter "evitar a gula " e tentar nos mantermos tão saudáveis quanto for possível. Mas ás vezes, que vontade louca de comer chocolate, comer uma fritura , ... Que ninguém é de ferro ! Mas dar uma controlada faz bem, o coração agradece.

professorhb disse...

Como tudo na vida a questão chave é o equilíbrio.
A moderação e o bom senso.